Agora que o ano está a chegar ao fim, resolvi escolher as 12 fotografias que mais gostei de partilhar pelas redes sociais durante 2019. Nem todas foram feitas em 2019, mas isso agora não interessa nada!
Apresento-as aqui sem nenhuma ordem em específico.

Começo por apresentar esta magnífica cascata que fotografei em 2017 na Islândia. Conhecida como Godafoss, parece saída dum qualquer filme de ficção científica! Uma experiência inesquecível fotografar na Islândia.

A noite prometia ser longa! Era noite de eclipse lunar!
Mas antes disso, ao anoitecer, o objectivo era fotografar a lua cheia a nascer por trás da Sé do Porto. No entanto, o São Pedro tinha outros objectivos e resolveu tapar a lua com as poucas nuvens que se viam no céu. Assim sendo, virei as minhas atenções para o Mosteiro da Serra do Pilar.
Era tempo de voltar a casa e preparar-me para sair da cama por volta das 3h da madrugada para fotografar o que podem ver aqui abaixo:


Estas duas fotografias, apesar de bem diferentes uma da outra, foram feitas no mesmo dia/noite.
A primeira, capta o eclipse lunar por volta das 4h da madrugada com a capela do Senhor da Pedra ainda com as iluminações do Natal / Passagem de ano.
A segunda, umas horas mais tarde, foi captada durante o amanhecer, com a lua cheia perfeitamente alinhada com o vértice geodésico do Senhor da Pedra, dando a ilusão dum candeeiro. Também podemos ver o Cinto de Vénus no horizonte, um fenómeno possível de ser visto com céu limpo durante o anoitecer e o amanhecer.
Podem ler mais acerca desta aventura aqui: https://gicristovaophotography.com/questoes-derivadas-de-situacoes-ep-2-mudanca-de-planos/

Confesso que não esperava o que se seguiria à sua publicação num grupo de fotografias do Porto no Facebook.
Pouco tempo depois de a publicar, recebi um convite para mostrar esta fotografia numa exposição na Estação de Metro da Trindade!
Podem ler mais sobre isso aqui: https://gicristovaophotography.com/porto-porto-_-exposicao-colectiva-de-fotografia/

Um local paradisíaco que já queria visitar há muito tempo! Fica no Algarve, mais propriamente em Tavira.
Infelizmente, os sucessivos incêndios na área, destruíram esta maravilha natural, não se sabendo o tempo que demorará a recuperar.
Aproveitei esta fotografia para escrever um artigo sobre tempo de exposição e o uso de diferentes exposições para obter um melhor resultado. Podem ler mais sobre o tema aqui: https://gicristovaophotography.com/isso-e-tudo-photoshop-ep-7-congelado-ou-arrastado-2-em-1/

Provavelmente o ponto alto de 2019! Pela primeira vez uma fotografia minha é publicada pela National Geographic, na sua edição portuguesa. Um enorme orgulho!

Esta fotografia estava a dar luta! Já a tinha na minha cabeça ao tempo. Fiz várias visitas ao local para fotografar, mas nunca estava reunidas as condições que queria para a fotografia. Mas como sou persistente, não desisti e acabei com uma fotografia da qual me orgulho bastante.

Este é um daqueles locais obrigatórios fotografar para qualquer amante de fotografia de paisagem. Não há como evitar.
Esta fotografia tinha que ser feita, e cá está ela!

Não era o que tinha em mente para este local, mas não me posso queixar nada! A verdade é que estava aqui a passar férias, e não foi possível fazer coincidir isso com maré baixa ao pôr do sol.
Mas não faz mal! Esta zona é lindíssima. Vou cá voltar de certeza!

Provavelmente a fotografia que mais gozo me deu fazer em 2019!
Gosto tanto dela que a defini como fundo do meu smartphone.
Para saberem mais sobre como fiz a fotografia podem ser aqui: https://gicristovaophotography.com/isso-e-tudo-photoshop-ep-9-o-que-esta-por-tras-de-uma-fotografia/

E para terminar, aqui fica outra fotografia do magnífico céu nocturno do Alqueva. Desta feita um startrail feito na estrada que nos levava à antiga Aldeia da Luz, antes desta ficar submersa pelas águas da Barragem do Alqueva.
Não é muito normal verem o elemento humano nas minhas fotografias, mas pode ser que isso venha a mudar em 2020!
Até lá, divirtam-se a fazer aquilo que mais gostam. Boas fotografias!