De volta para mais um episódio de “Isso é tudo Photoshop!”, e desta vez calhou em sorte a fotografia do Farol de Felgueiras, no Porto.
Na verdade, é uma fotografia composta por 4 diferentes exposições:
Foram todas tiradas seguidas umas às outras, apenas mudando a exposição de cada uma. Tinha mil e uma formas de editar a fotografia, mas apenas vou falar no método que eu usei.
O primeiro passo foi criar um HDR com as 4 exposições, com alguns ajustes globais de luz, contraste e vignetting (escurecer os cantos), resultando na seguinte foto:
No entanto, como podem reparar, as nuvens no céu ficaram bastante estranhas. Isto deve-se ao facto delas se mexerem, resultando num mau alinhamento das 4 exposições (normalmente usa-se o termo Ghosting).
Para corrigir isto, peguei na exposição 3, editei-a de forma a ficar o mais parecido com esta, e usei esse céu para corrigir o céu deste HDR.
Daqui para a frente foi só corrigir detalhes. Primeiro passo, dar uma outra luz ao farol. Segundo passo, retirar as pessoas e algumas cabeças que por aí ficaram!
Para terminar, o tradicional “Dodging and Burning” para dar uma outra luz à fotografia, e ficou pronta.
Resta-me apenas acrescentar que esta fotografia foi feita com uma máquina compacta! Foi a minha primeira máquina e ainda me acompanha 😉
Top!
Muito obrigado!