Isso é tudo Photoshop

“Isso é tudo Photoshop!” Ep.1

SIM! Nos tempos que correm, é rara a fotografia minha que não passa pelo Photoshop. Mais, fotografia minha que não passe, muito provavelmente não é digna de ver a luz do dia.

“Então és um aldrabão!”

Ponte de Trajano, Chaves. Sem lixo no Rio. E sem passarada no céu.

Quem? Eu? Digamos que apenas me limito a ultrapassar limitações técnicas da máquina. E também dos humanos. Sim, os humanos têm limitações ao nível do cognitivo, e atiram lixo para o chão e para onde calha. Valha-nos o Photoshop para limpar as cidades.

Para além disto, a malta que coloca sinais de trânsito, não pensa em questões paisagistas… Então vão meter um sinal mesmo em frente a um monumento? Isso fica mal na fotografia! O Photoshop resolve.

Ahhh e também me divirto a fazer tiro aos pássaros. Metaforicamente falando, claro. Aos pássaros e às pessoas! Costumo pedir com jeitinho para elas saírem da frente. Com o Photoshop. Não tenho nada contra elas, mas normalmente colocam-se em frente ao que quero fotografar. Então em sítios bastante frequentados, é a loucura.

E sim, adivinharam, o Photoshop resolve. Ora vejam

Iluminação de Natal da Cidade do Porto, 2015

“No tempo do rolo é que era!”

Se vocês soubessem o que se fazia nesse tempo… A diferença é que agora com meia dúzia de cliques, resolvemos a questão. Na altura… eram meia dúzia de horas, a correr bem, por cada foto.

O “aldrabanço” não começou com o Photoshop. Apenas está mais evoluído agora, com mais opções que nos facilitam a vida. Antigamente, revelavam-se os negativos. Agora também! E onde? Nos programas de edição de imagem, onde o Photoshop está incluído. 

“Como assim agora também? As máquinas digitais também têm negativos?!” 

Ahh pois é! Têm o chamado negativo digital, mais conhecido por RAW. Todas as máquinas produzem este tipo de ficheiro, mas nem todas o disponibilizam para o utilizador “revelar” a fotografia como bem entende. As máquinas mais básicas apenas mostram o resultado final (em jpg), com as alterações que a máquina bem entende. Isso significa que estamos a delegar nos engenheiros que programaram a máquina, a tarefa da revelação da foto. E eu não quero que sejam eles a fazer isso por mim! Quero ser eu a editar a minha foto.

Em resumo, SIM as minhas fotografias passaram (quase) todas pelo Photoshop!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *