Para este episódio de “Isso é tudo Photoshop!”, trago uma fotografia do Arco da Rua Augusta, em Lisboa.
É uma fotografia bastante repetida por essa internet fora, mas ao passar por baixo do arco, senti que também devia ter o meu “cromo”. Vai daí… “click”. Saiu a bela da fotografia.
O dia estava bastante encoberto, uma luz medonha para a prática da modalidade, zero contraste. Normalmente nestas situações, costumo apostar numa edição a preto e branco, e costuma resultar bem.
A fotografia saída da máquina era assim:
Como podem ver, o céu era um manto branco. Apesar do tecto estar à sombra, quase nem se distingue o que é sombra do que não é… Os tons da pedra parecem todos iguais.
Ora então como pegar nesta fotografia monótona e torná-la em algo mais apelativo?
O primeiro passo foi uma simples conversão para preto e branco. Nada de extraordinário. Depois, uns ajustes globais para dar mais luz ao tecto, acabar de meter o céu completamente branco (estava meio cinzento depois da conversão), um bocadinho de contraste global e pouco mais.
Aquilo que realmente fez a maior diferença na edição foi uma coisa chamada de “Dodging and Burning”. (https://en.wikipedia.org/wiki/Dodging_and_burning)
Tal como disse no Ep. 1 de “Isso é tudo Photoshop!”, a edição fotográfica começou muito antes de existir o Photoshop, e esta coisa com este nome estranho é uma técnica que já vem do tempo do analógico e que basicamente significa “Clarear” e “Escurecer”. A vantagem de fazer isto no Photoshop é que tenho muito mais controlo sobre aquilo que quero clarear ou escurecer, e é MUITO mais rápido a executar.
Nesta imagem podem ver as seguintes alterações:
- Tudo o que está a Cinzento (50%) não tem qualquer efeito na fotografia final. É o cinzento em maior quantidade na imagem;
- O que está mais claro que cinzento a 50% vai clarear essa zona na fotografia final (Dodging);
- E o que está mais escuro do que cinzento a 50% vai escurecer essa zona na fotografia final (Burning).
Depois de aplicar isto à fotografia, o resultado é este:
Muito resumidamente, clareei aquilo que devia ser claro/branco, e escureci a textura da pedra para melhor sobressair da pedra branca.
Uma edição simples, sem muitos passos, mas eficaz.